sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Série em Destaque: A Grande Família

  • Abertura de 1972-1975:

Há duas versões da série, uma rodada em 1972-1975 e a outra em 2001, sendo a de 2001 um remake, que continua até agora. 

  • Abertura de 2001:


Versão 1972-1975:
 
Inspirada na série americana: "All in The Family", foi escrito por Max Nunes e Oduvaldo Viana Filho na época, dona de um criticismo social no Brasil da ditadura, passou pela época sob censura, mas encantou a nação brasileira sem perder a irreverência. Em março de 1975 a série de 112 capítulos passou a ser transmitida em cores. 
 
No inicio a série passou por dificuldades de adaptação, com o tempo e a mudança da família para o subúrbio e o melhor retrato do sofrimento da família brasileira nas finanças, falta de perspectiva nos jovens, desemprego e inflação.
Elenco de 1972-A Grande Família

Na primeira versão tivemos Nenê (Eloísa Mafalda), Lineu (Jorge Dória), Tuco(Luís Antônio Queiroz), Bebel (Djenane Machado), Agostinho Carrara(Paulo Araújo), Seu Flô, pai de Nenê (Brandão Filho). A morte de Oduvaldo impactou a equipe da série que disse adeus no dia 27 de Março de 1975, em 1987 voltaram num especial de Natal, mostrando a família após 12 anos.





Versão 2001-Presente:
 
A série retornou em 2001, com alguns personagens novos como a: Marilda ( interpretada por Andréa Beltrão), Paulão, Beiçola, Florianinho.  A série ainda enfoca na realidade dos brasileiros como a falta de dinheiro, inadimplência, sujeira na política, funcionalismo público e a malandragem.
 
O foco dessa vez se passa no subúrbio Carioca na Zona Norte, o nome da família fica "Silva", um apelo forte a grande massa. Lineu é um agente da vigilância sanitária, Nenê, uma dona de casa, Bebel, a filha mimada deles, Tuco, o malandrão, que vive as custas dos pais, Beiçola, o dono da pastelaria, Agostinho, o taxista/político ainda passa a perna em todos, Marilda, dona do salão de cabeleireiro. Narra as trapalhadas deles em tudo. A série concorreu ao Emmy Awards em 2008 pela atuação de Pedro Cardoso. A série está em sua 12ª temporada, ganhando o horário antigamente tido pelo Linha Direta.

Elenco:

Marco Nanini

Vida Real: Marco Antônio Barroso Nanini nasceu em 31 de Maio de 1948, originário da Grande Recife. Entre as décadas de 1960 até 1990 ele trabalhou em bancos e hotéis até conseguir seu primeiro papel no teatro, numa peça para crianças em 1965. Passou pela novela "A Ponte dos Suspiros" em 1969, como figurante de batalhas. De 1970 até 1990 trabalhou muto para Rede Tupi (extinta), Rede Bandeirantes e em sua maioria para a Globo, onde ficou conhecido pelo Brasil todo, destaque a uma das peças que fez "O Mistério da Irmã Vamp, montagem produzida com Ney Latorraca, reconhecida pelo Guiness por ser a peça mais longa com relação a mesmo elenco: onze anos.

Em 2001 começou a atuar em A Grande Família onde ficou até agora, participou de "A Grande Família: O filme", que arrecadou só nos primeiros dia 2,5 milhões de reais. 
Relatou em entrevista a Bravo! já ter tido experiências homossexuais, em 2012 retratou também a Revista Época que revelou esses fatos como ato político de proteção a esse grupo de pessoas, se referindo aos ataques aos gays repercurtidos pela mídia. 
Também esteve na minissérie "O Bem Amado" no papel de Odorico Paraguaçu, fez Lisbéla e o Prisioneiro em 2003 e esteve em "Pedra Sobre Pedra" em 1992.


Personagem: É o crica e extremamente ético Lineu, que procura fazer sua família seguir os bons costumes a risca, mas como toda família brasileira nada sai como planejado. É funcionário público, agente da vigilância Sanitária, adora multar, tem mais de 10000 multas. Trabalha com o malandro do "Mendonça", que adora desvirtuá-lo, é um marido atencioso para Nenê e tenta livrar Bebel do traste do Agostinho Carrara, luta para Tuco arrumar um emprego e se firmar nele.

Vídeos com ele:

  • Homenagem a Feijão Maravilha em 1979:
  • Entrevista para a Isto É:
  • Tango de Bordel com Marília Pêra:

Marieta Severo:
 
Vida Real: Marieta da Costa Severo Freire nasceu em 2 de Novembro de 1946 na belíssima Rio de Janeiro. De início planejava ser bailarina, mas ao conhecer o projeto Tablado da profª Maria Clara Machado. Em 1965 foi convidada ao filme Society and Baby Doll, na mesma época estreou Feitiços de Salém. Filha de um desembargador, aos 19 anos teve chance de estar em uma novela: O Sheik de Agadir, foi a grande "revelação" da trama, como a vilã e a boazinha. Em 1968 esteve em Roda Viva, uma crítica a Ditadura, acabou ficando na mira dos militares ao se opor ao regime. Foi casada com Chico Buarque.
Obrigada a se "auto-exilar", campanha do "Brasil: Ame ou deixe-o", teve sua primeira filha em Roma de nome: Sílvia. Em 1970 voltou ao Brasil e entrou de cabeça nas novelas, sendo sua primeira desde o retorno: "E nós, Aonde Vamos? da extinta Rede Tupi, ficou nessa TV até 1983. 
Na Globo se destacou em Vereda Tropical, com o papel de Catarina, atuou em Ti Ti Ti logo depois como a ex de Luís Gustavo. Foi homenageada no Festival de Gramado(1986) pelo filme: "O Homem da Capa Preta, Com Licença eu vou a Luta", esteve na novela "Que Rei Sou Eu?" como a nobre Madeleine. 
Os anos 90 trouxeram para ela, uma antagonista, a Elvira de Deus Nos Acuda(1992), participou de Comédia da Vida Privada ara o Fantático, esteve em Carlota Joaquina, a Princesa do Brasil. Entrou nos 2000 como "Alma" de Laços de Família. 
Marieta Severo 
Entrou para A Grande Família dando vida a ilustre Nenê, esteve em "Cazuza: O tempo não para" de 2004, como Lucinha Araújo, mãe do falecido cantor. Premiada pelo Prêmio Shell e outras agremiações marcou sua carreira por onde passou, seja teatro, novela ou TV. Estará no filme baseada na obra: A 1ª Presidenta de Helder Cadeira, sendo seu papel a ilustríssima Dilma Rouseff.
















Personagem: É a Nenê, a corretíssima e exemplar dona de casa Nenê, ama seus filhos e intercede por todos eles quando Lineu dá suas broncas. Trabalha na comunidade como "mãezona", amiga de Marilda (saiu da série para estrelar Tapas e Beijos), ambas se meteram em várias confusões. Boa esposa para Lineu, viajam para a Europa juntos na série, vive apoiando Agostinho e Tuco em suas falcatruas.





Vídeos com ela:

  • Programa Estrelas com Andrea Beltrão:
 

  • Ela e Chico Buarque em 1968:
 

  • Starte:


Pedro Cardoso:
 
 




Vida Real: Nasceu na cidade do Rio de Janeiro na data de 31 de Dezembro de 1962, é ator e redator. É o segundo de seis irmãos de uma família abastada, sendo o pai, um advogado de sucesso, o avô, presidente do Banco do Brasil, é primo do FHC-Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente). Atuou em filmes como: A Casa da Mãe Joana(2008), Bossa Nova(2000), As Sete Vampiras(1986), O Homem que Copiava (2003) e A Grande Família: O Filme(2007). Indicado ao Emmy em 2008 por "Melhor Ator Internacional. 
Recentemente discutiu com Guta Stresser por razões profissionais, o que esfriou a relação deles na série, tornando-os meros colegas de profissão





.

 



Personagem: É o Agostinho Carrara, um canalha de marca maior, adora falcatruas e só faz trapalhadas, enlouquece Lineu ao usar a filha dele, sua esposa em suas armações. Amigo de Paulão e recentemente ganhou o cargo de vereador na série, abandonando o posto de taxista, que o consagrou na série. De espírito brincalhão e inocente, em alguns momentos vive em alto risco, correndo o risco de qualquer dia parar no extinto programa "Linha Direta".





Vídeos com ele:

  • Na Moral:
  • Leda Nagle:
 




Guta Stresser:

 




Vida Real: Maria Augusta Labatut Stresser nasceu no dia 28 de Setembro de 1972 na cosmopolita Curitiba. Guta começou no teatro aos 13 anos, desde então bem aclamada pelo público e pela crítica por estar em: O Vampiro e a Polaquinha, maior sucesso do teatro paranaense. O Casamento de Nelson Rodrigues sob direção de João Fonseca, Mais Perto de Patrick Marber, esteve em Rita Formiga, e também em A Primeira Chuva No Deserto. Até entrar no elenco da Grande Família em 2001 onde permanece até hoje, mas segundo rumores ela pretende sair após a discussão com seu ex-amigo Pedro Cardoso, que alega o fato dela ir trabalhar bêbada. 






 Personagem: É  a peruíssima Bebel, mimada de ambos os pais, casada com o tranqueira do Agostinho Carrara e mãe de Florianinho, um aprendiz de Malandro, ela leva a vida de filha, mãe e mulher de vereador na série, reconhecida por sua beleza irreverente, atrativo a vários marmanjões que passaram pela série.

Vídeos com ela:

  • Entrevista dela com Marieta Severo:
  • Campanha do Casamento Cívil Igualitário:
  • Festival de Cinema em Curitiba:



Lúcio Mauro Filho:

             


 Vida Real: É conhecido pelas comédias brasileiras, várias vezes em cartazes de cinema abrilhantando a filmografia nacional. Lúcio Mauro Araujo Barbalho nasceu em 18 de Julho de 1974, em Rio de Janeiro, iniciou a carreira no Teatro Tablado, já esteve no humorístico Zorra Total como Alfredinho ao lado de Jorge Dória. Esteve em Malhação como o Bad Boy, que atormentava Guel, foi o João de Sob Nova Direção, esteve em Sexo Frágil. No cinema foi destaque em Muita Calma Nessa Hora, A Guerra dos Rochas, ficou em Os Porralokinhas, em 2007 esteve em Saneamento Básico...O Filme, Xuxa Abracadabra no ano de 2003. Dublou Kung Fu Panda como Panda Po. No teatro fez Hamlet, Pluft, O Fantasma, Branca Como a Neve, A Coruja Sofia, etc.


 



Personagem: É o Tuco, um eterno vagabundo, desistente da faculdade e quer fazer a vida no mole. Namorou várias, vive na Pastelaria do Beiçola, tentou namorar Marilda, que acabou dando algum mole a ele nesses anos de investida. Usa Nenê de escudo contra o "Poposão", segue Agustinho em algumas maracutaias.




Vídeos com ele:


  • Jô Soares em 03/08/2012:
  • Mistério do Planeta:
  • Zorra Total:



Tônico Pereira:

Vida Real: Antônio Carlos Souza Pereira nasceu no dia 22 de Junho de 1948 em Campos dos Goytacazes. Suas primeiras experiências foram no Grupo Laboratório de Teatro da Universidade Federal Fluminense, participou como Zé Carneiro no Sítio do Picapau Amarelo e entrou na Grande Família em 2002.

TV:
Gabriela...Chico Moleza
Fera Ferida...Chico Tirana 
Desejos de Mulher....Kléber
Porto dos Milagres...Chico
Carga Pesada... Adelmo



Cinema:
Assalto ao Banco Central...Doutor
O Guarani...Aires
Brasília 18%....Emílio
 



Personagem: É o famoso representante dos funcionários públicos "folgadões", o Mendonça, que tenta disvirtuar Lineu. É o chefe da Vigilância Sanitária, tenta ser o "galinha", mas não consegue. Realiza altas festas, altos trambiques no Departamento e por incrível que pareça é amigo do Lineu e bem quisto por Nenê.



Vídeos com ele:

  • Mobile:
  • O Bem Amado:
  • Entrevista junto a Ângela Vieira:




Marcos Oliveira:
 




Vida Real: Nasceu em 22 de Abril de 1952 em São Paulo, sendo sua estreia em 1988 na novela Vale Tudo, era o cabelereiro de personagens como: Celina. Em 2001 entrou para A Grande Família como Beiçola, se consagrando na série.





 

Personagem: É o Beiçola, que encarnava sua mãe também tinha uma dupla indentidade. É dono do ponto de encontro da vila, amigo de todos e fiel escudeiro de Nenê, com quem na série mantem uma constante amizade. Já foi multado pela Vigilância Sanitária.




Vídeo com ele:


  • Vitrine:

Vínicius Moreno:

 


Vida Real: Nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de Janeiro de 1999.Passou pela Rede Record e Globo, destaques a minissérie JK, a novela "Bela, a Feia" da Record e no filme "Uma Professora Muito Maluquinha".



Personagem: É o Florianinho, aprendiz de tranqueira com o pai. Adora trapacear Lineu e Nenê, que o ama muito. Não tão obediente a sua mãe Bebel e já passeia bastante pelo bairro, dono de várias trapalhadas. Entrou com a renovação da série na passagem de 2011 à 2012, devido aos indíces de audiência que sofriam, agora se mantém estáveis.



Vídeos com ele:


  • Chamada da Grande Família em 2012:
  • Episódio de Pipas no dia 19/04/2012:








Reações:

0 comentários:

Postar um comentário